Cine Tapuia

Categoria: Longa-metragem
Gênero: Ficção
Ano: 2006
Duração: 96min
Bitola Final: 35mm
Cor: Colorido e P/B
Sinopse: O Cego Araquém, com a filha Iracema, vaga pelos sertões nordestinos projetando velhos filmes. Nessas andanças, Iracema conhece Martim, um camelô português que vende de DVD’s e CD’s piratas e tem planos mirabolantes como vender para o prefeito da cidade de Caridade uma cabeça para  ser colocada na estátua de Santo Antônio, ainda sem cabeça. Martim está interessado nos lucros das romarias e na exploração turística do local que, segundo ele, se transformará na Nova Lisboa. Iracema, fascinada pelo exotismo da fala estrangeira, deixa-se seduzir por Martim. O filme traz, assim, uma reflexão sobre a cultura e a história do povo cearense, retomando o mito fundador do povo brasileiro, proposto pelo engenho poético de José de Alencar, no romance Iracema. Além de lembrar a saga poética do famoso cantador Cego Aderaldo, o filme presta uma apaixonada homenagem ao cinema, retomando o encanto que tinham as projeções populares de fragmentos de filmes para as crianças e as populações pobres do interior.
Roteiro: Rosemberg Cariry
Diretor: Rosemberg Cariry
Diretor de Produção: Valéria Cordeiro, Teta Maia
Empresa Produtora: Cariri Filmes
Diretor de Fotografia: Roberto Iuri
Som Direto: Chico Bororo
Mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Trilha Sonora: Rodger Rogério, Ocelo Mendonça
Diretor de Arte: Ticiana Bancheri
Montador: Rosemberg Cariry, Kim
Elenco/Entrevistados: Rodger de Rogério, Myrlla Muniz, José Ramalho, Luiz Carlos Salatiel.
Classificação: Sem classificação
Participações em Festivais: XXII Festival Del Cinema Latino americano – Trieste –  03 a 11 de Novembro de 2007. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Brasília - 21 a 28 de novembro de 2006. Cine Pe – Festival do Audiovisual – Pernambuco – Recife - 25 a 29 de Abril de 2007. 17º. Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema - 01 a 08 de junho de 2007 – Exibição Especial . Festival Guarnicê de Cinema – São Luiz –MA-Brasil - 11 a 17 de junho de 2007.. Mostra Guarnicê de Filme de Longa Metragem Nacional. 13ª. Festival Internacional de Cinema de Calcutá (Kolkata Film Festival) - 10 a 17 de novembro 2007.
CINUSP “Paulo Emílio” – 21 de novembro a 1º. Dezembro de 2006 - Retrospectiva Rosemberg Cariry  - Pré-Estréia.

Premiações: - 4º Festival de Belém do Cinema Brasileiro - Circuito FestCinePará - 2007 - Prêmio: Júri Popular - Melhor longa metragem.
- 18º Festival do Cinema e Vídeo de Natal – 2008 - Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Roteiro.

País: Brasil
Local de Produção: Ceará
Divulgação:

Comentários estão fechados