Patativa do Assaré – Ave Poesia

Categoria: Longa-metragem
Gênero: Documentário
Ano: 2008
Duração: 84min
Bitola Final: 35mm
Cor: Colorido e P/B
Sinopse: Vida e a obra do poeta Patativa do Assaré. A relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século XX.
Roteiro: Rosemberg Cariry
Diretor: Rosemberg Cariry
Empresa Produtora: Cariri Filmes, Iluminura Filmes
Produtor Executivo: Petrus Cariry, Teta Maia
Diretor de Fotografia: Jackson Bantim, Ronaldo Nunes, Beto Bola, Kin, Rivelino Mourão, Luiz Carlos Salatiel, Fernando Garcia
Editor de Som: Kin
Mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Trilha Sonora: Patativa do Assaré, Fagner, Fausto Nilo, Mário Mesquita, Ricardo Bezerra, Pingo de Fortaleza, Irmãos Aniceto.
Montador: Rosemberg Cariry
Elenco/Entrevistados: -
Distribuição: Sereia Filmes
Classificação: Sem classificação
Participações em Festivais: 1º. Curta Lençóis – junho 2008. Exibição Especial – Hour Concour -  Homenagem a Rosemberg Cariry.  2ª. Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras - 07 á 11 de Novembro de 2008 – Rio de Janeiro.  13ª Mostra Internacional do filme Etnográfico – Rio de janeiro.  2008 35. Festival de Cinema de Gramado - Exibição Hors Concurs - 12 a 18 de agosto  - 2007.  XXXIV – Jornada Internacional de Cinema da Bahia - 12 a 18 de setembro – 2007. 15º Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – Cinesul. Rio de Janeiro – 17 a 29 de junho de 2008. Mostra Informativa. Festival de Belém de Cinema Brasileiro  - 12 a 23 de 2008.
Premiações: - 17º  Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - 2007 - Prêmio Banco do Nordeste de Cinema - Melhor longa metragem.
- Festival de Belém de Cinema Brasileiro  -  2008 - Prêmio de Melhor Filme - Júri Popular.

País: Brasil
Local de Produção: Fortaleza, Ceará
Filme Completo:

Comentários estão fechados