VI Mostra Outros Cinemas promove debates na Caixa Cultural Fortaleza

Além da ampla programação de filmes, a VI Mostra Outros Cinemas promoverá uma série de debates sobre cinema brasileiro. Os representantes dos curtas e longas selecionados para o evento estarão na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema) de 20 a 25 de maio para falar sobre suas obras e trocar experiências com o público. O acesso é aberto ao público.

Segundo Barbara Cariry, diretora e curadora da Mostra, os debates são partes fundamentais para o pensamento sobre o fazer cinematográfico. “Esses encontros possibilitarão conversas sobre estéticas vigentes e modos de produção, bem como novas formas de cooperação e de associações criativas”, conta.

A abertura acontece no dia 20, às 19h, com a exibição do longa “Assuntina das Amérikas” (RJ), de Luiz Rosemberg Filho, ficção de 1976, um marco do cinema marginal e combativo. Para o dia 21, estão agendados dois encontros. O primeiro acontece às 14h, Rosemberg Cariry apresenta o documentário “Patativa do Assaré – Ave e Poesia” (CE) para escolas públicas cearenses, com o objetivo de aproximá-las da produção audiovisual realizada por jovens diretores.

No mesmo dia, às 19h, tem início o panorama de curtas-metragens. Serão exibidos “Batchan” (SP), de Gabriel Carneiro; “Os Irmãos Mai” (SP), de Thais Fujinaga; “Somos Todos Ilhas” (RS), de  Pedro Martins Karam; “Duas, Uma” (RJ), de Cavi Borges e Lucíana Ponso; “A Dama do Estácio” (RJ), de Eduardo Ades; “Tubarão” (PE), de Leo Tabosa, e “Strip Solidão” (AM), de Flávia Abtibol.

No dia 22, às 19h, os destaques ficam com os curtas “Malha” (PB), de Paulo Roberto; “A Descoberta” (BA), de Ernesto Molinero; “Faroeste – Um Autêntico Western” (GO), de Wesley Rodrigues; “Atrás da História (ou no Coração do Filme)” (GO), de Jarleo Barbosa; “Não Servimos Zumbis” (SP), de Antônio Matos; “Cilada” (CE), de Henrique Dídimo, e “Vento Virado” (MG), de Leonardo Cata Preta.

Cinco curtas são os destaques da quarta noite da Mostra, também às 19h. Os debates serão sobre “Linguagem” (RJ), de Luiz Rosemberg Filho; “Lição de Esqui” (CE), de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro; “No Interior da Minha Mãe” (MA), de Lucas Sá; “Sobre Minha Melhor Amiga” (PE), de Luiz Otávio Pereira; “Sanã” (MG), de Marcos Pimentel, e “A que Deve a Honra da Ilustre Visita este Simples Marquês ?” (PR), de Rafael Urban e Terence Keller.

No sábado, dia 24, o primeiro encontro está marcado para às 16h, com a exibição do longa de documentário “Entre Mim e Eles” (CE), de Marcelo Ikeda, crítico e professor de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, às 19h, é a vez dos curtas “Multidões” (CE), de Camila Vieira; “Parque Soviético” (RJ), de Karen Black; “Deixem Diana em Paz” (PE), de Júlio Cavani; “Jessy” (BA), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge; “Contos da Maré” (RJ), de Douglas Soares, e “Fernando que Ganhou um Pássaro do Mar” (RJ), de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.

O encerramento da VI Mostra Outros Cinemas acontece no domingo, dia 26, com a exibição de dois longas-metragens: às 16h, Frederico Machado apresenta “O Exercício do Caos” (MA – 2012 – 71’ – ficção), seguido de “Feio, Eu?” (RJ), de Helena Ignez.

Sobre a Mostra Outros Cinemas

A Mostra Outros Cinemas tem como proposta difundir o cinema de arte, experimental e contemporâneo, para os que estudam cinema, trabalham com cinema ou querem fazer cinema, bem como para ao público em geral, com livre acesso a todas as sessões, possibilitando o conhecimento da produção realizada por jovens de todo o Brasil. São outros olhares, discursos, sentimentos e estéticas, bem diferentes dos estabelecidos pelo grande mercado de entretenimento.

Serviço:
VI Mostra Outros Cinemas
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Data: 20 a 25 de maio de 2014
Horário e classificação indicativa: ver programação em www.mostraoutroscinemas.com
Entrada gratuita.
Informações: (85) 3453.2770
Informações: (85) 3453.2770

Comentários estão fechados