Cine São Luiz deve ser reinaugurado em novembro

Após as obras de restauração, iniciadas em dezembro de 2013, o espaço funcionará como cine-teatro, com apresentações de dança, teatro e música. Os serviços seguem até fim de outubro

cine sao luizAs obras do Cine São Luiz, no Centro, seguem até o fim de outubro, de acordo com a Secretaria Estadual da Cultura (Secult). O equipamento esteve fechado por quatro anos até o início da reforma, em dezembro de 2013. A obra – orçada em R$ 15,2 milhões – está 75% concluída. Os serviços preveem a modernização das instalações, mantendo as características arquitetônicas do espaço inaugurado em 1958.

Após reforma, o espaço começa a funcionar como cine-teatro, com 308 m² de palco. A área já existia, mas era encoberta pela tela de exibição dos filmes. O lugar ganhou ainda três camarins, salas de figurino, costura, técnica. A proposta é que o São Luiz receba visitantes não só interessados em cinema, mas também em outras linguagens, como teatro, dança e música.

“Queremos que equipe técnica participe da gestão desse equipamento, com integrantes de cada uma dessas linguagens. Esse comitê deverá discutir a programação do São Luiz e a integração das diversas áreas no equipamento”, comenta o secretário-executivo da Secult, Paulo Feitosa.

Classe artística

Segundo ele, a secretaria se reunirá ainda este mês com representantes de todas as modalidades para escutar propostas de gestão do espaço e anseios da classe artística. Será discutido também o perfil dos técnicos que integrarão a equipe administrativa. O encontro ainda não tem data definida.

A Secult garante que todos os equipamentos do novo Cine São Luiz já foram comprados e esperam o término das obras de restauro para serem instalados. Nessa lista constam aparelhos de som, iluminação e projeção, além de ar-condicionado e poltronas.

“O trabalho de restauração é muito meticuloso, não é uma reforma simples. Demanda tempo. O serviço de alvenaria é mais rápido e já está praticamente concluído; os de pintura, no entanto, exigem mais cuidados. A construtora criou várias frentes de trabalho simultâneas, o que nos garante a entrega no prazo”, comenta Otávio Menezes, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico da Secult.

A reabertura do cine-teatro está prevista para novembro. Segundo o secretário-executivo, o local deverá exibir produções a preço acessível, forma de democratizar o acesso à cultura. “A nossa ideia também é que haja espaço para filmes nacionais e locais, do circuito comercial ou não. Isso, inclusive, pode ser cláusula do contrato que trata da escolha do exibidor. A questão, no entanto, precisa ser discutida nas reuniões com a classe artística”, afirma Feitosa.

Saiba mais

A construção do Cine São Luiz teve início em 1939. A inauguração só foi realizada em 1958. Prédio foi tombado pelo Governo do Estado.

O espaço já pertenceu ao grupo Severiano Ribeiro, que anunciou o fechamento da sala de cinema em 18 de agosto de 2005. A área logo foi arrendada pelo grupo Fecomércio, mas o baixo rendimento da bilheteria impediu novamente o funcionamento do São Luiz, em julho de 2010.

Dentre as reclamações dos frequentadores, estavam problemas no sistema de climatização e acústica do espaço. A Secult acredita que, com melhor qualidade técnica, o Cine São Luiz poderá atrair o público novamente.

Fonte: O Povo.

Comentários estão fechados