Espaço homenageia crítico cearense de cinema

L G de Miranda LeãoPelo tempo de trabalho e contribuição à crítica do cinema no Ceará e no País, L.G de Miranda Leão ganhou significativa homenagem nesta semana. Seu nome agora batiza um espaço de exibição, situado na Rua Barão de Aracati, 2187, bairro Joaquim Távora.

Inaugurado nesta semana, o espaço L.G de Miranda Leão foi uma iniciativa do médico e cinéfilo César Lincoln.

A estreia deu-se com a exibição do filme “Cinema Paradiso”, um clássico italiano de 1988, do diretor Giuseppe Tornatore. Na história, que se passa após a Segunda Guerra Mundial, o menino Totò (Salvatore Cascio), morador de uma pequena vila italiana, refugia-se no pequeno Cinema Paradiso. Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista, torna-se seu mentor ao lhe transmitir a paixão pelo cinema.

O filme projetou a experiência de gerações que vivenciaram os filmes como se fossem sonhos. Com espírito agridoce, conquistou o mundo todo com um tom nostálgico que remete a um passado mais ingênuo.

Debate

A exibição foi seguida de uma apresentação do crítico e professor Alder Teixeira. Na ocasião, a inauguração do espaço foi louvada como contribuição e oportunidade para os fãs de cinema na cidade.

A proposta é realizar as exibições aos sábados de manhã ou à tarde, bem como de manter o momento posterior de debates e críticas.

Na inauguração, estiveram presentes cinéfilos e críticos como Tavares da Silva, Enondino Bessa, Antônio Mourão Cavalcante, Marlene Miranda Leão, Wilson Baltazar, Jespersen Sampaio e J. Augusto. A programação do espaço ainda será definida por seus administradores. Frequentadores serão informados dos horários.

Fonte: Diário do Nordeste.

Comentários estão fechados